Rescue Remedy (Remédio de Resgate) é um tipo de Bach Flower Remedy (Remédio de Flor de Bach), uma linha de essências florais desenvolvida pelo Dr. Edward Bach nas décadas de 1920 e 1930.
O médico inglês acreditava que doenças causadas por emoções negativas, como estresse e depressão, poderiam ser aliviadas com essências florais.
Esses florais são infusões de ervas que supostamente carregam a energia vibracional e o poder de cura da flor infundida.
A essência da flor é feita colocando flores na água e criando uma infusão, expondo a mistura à luz solar ou a outra fonte de calor. As flores são então descartadas e o líquido é preservado (geralmente com álcool), diluído e armazenado em frascos.

Embora cada produto de essência de flor seja tradicionalmente fabricado com um único tipo de flor, o Rescue Remedy é uma mistura especial de cinco flores silvestres diferentes: rosa-do-mar, impatiens, clematis, estrela de Belém e ameixa de cereja.
Possíveis benefícios do Rescue Remedy à saúde

Segundo os proponentes, as essências florais são um tratamento homeopático que pode ajudar a aliviar o estresse, o que pode ter um impacto negativo no sistema imunológico, levando a diabetes, obesidade e doenças cardíacas.
Também se diz que alguns tipos de essências florais promovem sono saudável, diminuem a ansiedade e aliviam a dor. Diz-se que o Remédio de Resgate fornece calma e protege contra a ansiedade durante períodos de estresse extremo.
Como o estresse afeta sua saúde

A pesquisa diz que apesar das reivindicações dos efeitos do alívio do estresse do Rescue Remedy, os estudos científicos mostraram resultados variados. Com muitos estudos concluindo que o Rescue Remedy pode não ser mais benéfico do que um placebo quando se trata de aliviar o estresse.
Uma revisão de 2010 de ensaios clínicos randomizados não constatou praticamente nenhuma diferença de estresse ou ansiedade entre aqueles que tomaram o Rescue Remedy e aqueles que tomaram um placebo.
Da mesma forma, ao inspecionar a linha de remédios para flores de Bach como um todo, um estudo de 2010 encontrou resultados mistos. Afirmando que um efeito placebo pode ter levado a muitos dos resultados positivos.
Por outro lado, um estudo de 2015 documentou a variabilidade da frequência cardíaca (como uma medida da resposta simpática) entre 30 mulheres que tomaram o Rescue Remedy ou um placebo após concluir um exercício de matemática de cinco minutos.
Eles descobriram que aqueles que tomaram o Rescue Remedy tiveram uma resposta ao estresse simpático significativamente menor.
Resultados contrastantes como esses dificultam a identificação de se o Rescue Remedy pode cumprir sua promessa de aliviar o estresse e a ansiedade.
Possíveis efeitos colaterais

Embora o Rescue Remedy seja geralmente considerado seguro (inclusive para aqueles que seguem uma dieta sem glúten), as pessoas que tomam certos medicamentos, como antibióticos como metronidazol ou medicamento para transtorno do uso de álcool, Antabuse (dissulfiram) pode sentir náusea e / ou vômito devido à forma à base de álcool de qualquer essência floral.
O Rescue Remedy também vem em versões “à prova de zero”. São preservadas com glicerina vegetal em vez de conhaque, ideal para quem está grávida ou amamentando ou para crianças.
Dosagem e Preparação

Disponível na maioria das lojas de produtos naturais, as essências florais, como o Rescue Remedy, são vendidas na forma líquida com uma dose recomendada de quatro gotas, tomadas diretamente na sua língua ou misturadas com água e saboreadas ao longo do dia.
Mas o remédio de resgate de Bach também está disponível em spray, creme, gel e formas de bálsamo. Sempre leia os rótulos antes de consumi-los.
Veja também: Dr. Bach separou os 38 remédios florais de Bach em 7 grupos emocionais
Uma palavra de Verywell
Devido à falta de apoio à pesquisa, é muito cedo para recomendar o Rescue Remedy como tratamento para qualquer condição. Mas se você está pensando em usá-lo, converse com seu médico antes de iniciar seu regime de suplementos. Lembre-se de que o Rescue Remedy não deve ser usado como substituto do tratamento padrão no tratamento de uma condição crônica de saúde.