Os homens em geral, mesmo com uma boa educação tem uma tendência hereditária a assumir mais riscos.
A saúde é um dos fatores mais negligenciados pelos homens, ao contrário das mulheres. A resistência ainda é muito grande por partes dos homens e existem paradigmas que devem ser quebrados.

Raramente um homem vai dizer que precisa de ajuda quando o assunto é saúde, apesar de sofrer com um estilo de vida nada saudável.
O grande objetivo dos Florais de Bach é promover e manter a saúde mental e emocional em todas as situações e fases da nossa vida.
O pensamento positivo e a saúde emocional em dias nos proporciona uma grande vantagem quando estamos diante de situações e problemas que precisam ser resolvidos.
Problemas enfrentados por homens na meia idade
Quando os homens chegam na famosa meia idade, que é entre os 40 à 60 anos de idade, eles começam a se questionarem sobres os seus sonhos, ambições e sentem que já não existe mais tempo para as realizações.
Esse é um sério gatilho para desencadear uma depressão, o ressentimento toma conta e daí vem os sintomas físicos, como o cansaço.

Veja também: Os florais de Bach e os adolescentes
O estado emocional do indivíduo é a única causa pela qual são associados a problemas da meia idade.
Os Florais de Bach podem ser úteis nessas situações, pois agirá na raiz do problema. Abaixo temos alguns exemplos dos Florais que podem ajudar:
- Walnut pode ajudar a fazer mudanças e quebrar velhas ligações indesejadas para modelos de vida que já são ultrapassados.
- Larch pode ajudar com uma perda de confiança, é comum homens na meia idade perderem a confiança.
- Elm é para aqueles que se sentem sobrecarregados por suas obrigações e responsabilidades.
- Wild Oat é para aqueles que estão insatisfeitos por não serem capazes de desenvolver um papel de valor e gratificante na vida.
- Mimulus para o medo de envelhecer. Uma boa parte dos homens tem medo do envelhecimento.
- Carvalho para o homem que tenta ignorar a crise e continuar com o seu trabalho diário, muitas vezes estendendo além do comum.